Tendências de comunicação interna para 2019


No ano de 2018 podemos ver claramente o quanto as pessoas podem defender um propósito quando se identificam com ele. E diante disto uma das principais mudanças dos últimos anos foi em quem as pessoas confiam ao se informar sobre algo, alguém ou alguma organização.

Nossas relações com pessoas e empresas mudaram, por isso as organizações não poderiam deixar de se renovar. Vamos trazer neste artigo as principais tendências para 2019 na comunicação interna, e como as organizações podem utilizá-las para interagir com seus colaboradores! 😀

1. Big Data

Especialistas acreditam que 2019 será o ano em que as organizações alcançarão resultados significativos com o uso do Big Data, mas ainda falta muito para vermos tudo o que esta tecnologia pode fazer por nós e certamente será uma mudança de contexto econômico e social. As principais tendências para a área neste ano são; Sistemas de armazenamento, processamento e análise de sinais e eventos em plataformas, bancos de dados com Chatbots e entre outros.

Um exemplo muito legal da utilização de Big Data e na criação de ofertas personalizadas, através da identificação da necessidade de cada cliente. Consequentemente além de aumentar o número de fidelização, o Big Data fornece dados preciosos para o estoque e a logística diminuindo itens que não são consumidos em larga escala.


2. Softwares para gerenciar dados coletados no atendimento

Sabemos que o atendimento e um dos pontos essenciais nas empresas,  porque é a partir dele que podemos capturar diferentes informações dos nossos clientes. Porém, é preciso saber gerenciar esses dados para que surtam o efeito desejado. Com isso, é possível personalizar o atendimento e entender as demandas dos clientes de forma eficiente. 

Um exemplo bem simples e quando um cliente tem uma determinada preferência, você tendo essas informações poderá oferecer em maior quantidade o que o cliente deseja.
A maior vantagem de contar com um sistema deste é manter a segurança desses dados e poder analisar os erros e acertos cometidos durante o atendimento, para assim aprimorar seus serviços.


3. Líder parceiro do colaborador

Segundo uma pesquisa, feita em 2017, mais de 97% das empresas participantes pretendem continuar ou intensificar o uso da liderança como principal canal de comunicação. Temos um dos pilares da empresa um bom ambiente de trabalho, deixando assim o colaborador mais produtivo e engajado com as demandas da empresas. 


4. Treinamento remoto 

Antes, era necessário investir valores altos com logística e grandes esforços para realizar um treinamento. Atualmente, tudo se tornou mais simples através dos treinamentos de forma remotas em plataformas. Os treinamentos remotos são tão eficazes quanto os presenciais e ajudam a equipe a ser mais produtividade. 

Os colaboradores também aprendem a manusear os recursos disponíveis e compreendem melhor o que a empresa espera deles. O resultado destes esforços é um alinhamento da equipe às estratégias e melhoria em todos os times, inclusive no atendimento aos clientes. 


5. Inteligência artificial 

Na comunicação interna, o uso de IA ainda é pouco comentado, mas a tendência para 2019 é que soluções como assistentes virtuais e chatbots, também façam parte do processo de comunicação com os colaboradores. No cenário atual onde a velocidade na busca por informação é cada vez mais valorizada, utilizar recursos da IA podem facilitar e melhorar os resultados do setor.

Tendências como essas na área de comunicação apresentadas aqui podem ajudar a melhorar o atendimento aos seus consumidores e aumentar o engajamento dos seus colaboradores. Você deve aplicá-las agora mesmo se quiser se diferenciar da concorrência e conquistar vantagem competitiva.

Como vimos, a influência do avanço da tecnologia é um fator que altera completamente o rumo da comunicação, de uma forma geral. A grande tendência, não só para o ano que vem como para os próximos, é de que a comunicação interna surfe no mar da transformação digital. 

O setor que cada vez mais começa a ser reconhecido como investimento e não como custo, seguirá os passos da comunicação e das inovações tecnológicas. E com isso, conseguirá aumentar e atingir os resultados esperados pela empresa. Mas e em sua empresa? Já fazem uso de alguma dessas tendências? Conte para gente. 



Essas tendências de comunicação interna, com certeza, vão fazer o seu negócio alavancar. Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais para que todos também saibam sobre quais são elas e, assim, possam aproveitar seus benefícios? 
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