Comunicação Interna: Custo ou Investimento?



De acordo com a ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), 63% das organizações acreditam que a Comunicação Interna é muito relevante para os negócios. O ponto de dúvida surge quando falamos de cenários em que a Comunicação não é vista como um investimento. E você? Também vê por esse lado? Vamos entender juntos no artigo de hoje 🤔

A Porta de Entrada para o Crescimento

A Comunicação Interna é uma área ampla com muitos resultados que todos precisam, mas a diferença está na maneira em como montamos estratégias que a incluam. Investir em Comunicação significa:

  • Melhorar as vendas
  • Ampliar a visibilidade da marca
  • Fortalecer a imagem da empresa diante de seu público.
  • E muito mais!

Os ruídos e falhas em como nos comunicamos geram interferências, tanto internas quanto externas, e não é percebido o quanto podemos solucioná-las para que não impacte em outros processos. 

Você sabia que muitos dos casos em que ações se desencontram internamente ocorrem por as pessoas não terem se comunicado de forma efetiva e não estarem alinhadas? 

Segundo a Towers Watson, empresa multinacional global de Gestão de Riscos, empresas que possuem falhas na comunicação podem afetar negativamente 42% dos colaboradores em suas ações internas, o que impacta na produtividade. As empresas que investem na comunicação conseguem usufruir de um Retorno de Investimento pelos acionistas de 47%.

Falamos muito aqui em nosso Blog Alest & Workplace o quanto o foco nas pessoas é o primeiro passo para Transformação e Inovação, para isso, precisamos entender também como conectá-las, prevenindo grandes riscos através de estratégias assertivas. 

Por quê não é um Custo? 

Investimento é tudo aquilo que aplicamos recursos, tempo e esforço, olhando o que iremos receber de retorno Quantitativo e Qualitativo

Em um estudo feito pela Forrester Consulting, foi comprovado o Retorno de Investimento de 3,9x às organizações que possuem o Workplace by Facebook, como plataforma de Comunicação Interna que potencializa os fluxos de trabalho.





A Clareza e Transparência são pontos altamente atrelados aos resultados posteriores de Rentabilidade por se referir no quanto os colaboradores irão cumprir suas metas em seus índices de produtividade

Quanto mais credibilidade, mais segurança para que eles saibam quais objetivos devem alcançar, e assim, atingi-los. 

Uma pesquisa recente da Weekdone LTD comprova que: quando o colaborador não está alinhado sobre a importância do seu papel, possui somente 23% de chance para obter sucesso em suas atividades de trabalho. Em contrapartida, se ele entende esses pontos e se sente bem integrado, as chances de êxito aumentam para 93%. 


O Plano de Comunicação é um planejamento realizado conjuntamente com os objetivos estratégicos da empresa.



Em nossa Cultura Alest, vemos que de toda forma, os dados apontados em nosso artigo são fomentados de forma integrada, pensando estrategicamente nos objetivos organizacionais, e em todos os setores da empresa. 

Somos parceiros homologados Workplace by Facebook e o nosso papel é de direcionar estes benefícios de modo tangível à sua organização. Estamos focados em parceria com o Workplace para potencializarmos as ferramentas necessárias e transformar os ambientes corporativos em comunidades, agregando ainda mais valor! 

Mas, quanto valor? Nós te mostramos!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.