Num mundo “trabalhe onde estiver”, uma boa comunicação corporativa pode unir os colaboradores. Para isso, é preciso saber como utilizá-la do jeito certo!
Uma excelente comunicação corporativa pode ser a cola que conecta seus colaboradores, desde os que trabalham presencialmente até aqueles que trabalham remotamente. Além disso, ela também é essencial para ajudar a compartilhar a missão, os valores e a cultura de sua organização, dentro de seu negócio até fora dele, no mercado. Mas antes de saber como utilizá-la, você precisa entender o que ela é.
O que é Comunicação Corporativa?
Toda comunicação que sua organização cria e usa para se relacionar em seus negócios, metas, valores e políticas, faz parte da Comunicação Corporativa. A primeira coisa a se notar é que, esse tipo de comunicação não inclui somente as mensagens que você envia - quando compartilha as políticas de responsabilidade da sua empresa ou quando relembra o que sua empresa representa. Ela inclui também as comunicações que vocês recebem, além de abranger a identidade e o tom de voz de sua corporação - isso é, a maneira como ela é vista.
Para organizações globais em diferentes lugares, que têm trabalho presencial ou remoto, a comunicação corporativa é a chave para unir:
- Atuais colaboradores
- Futuros colaboradores
- Clientes
- Fornecedores
- Imprensa
- Investidores
- Sócios e acionistas
É possível dividir a Comunicação Corporativa em duas categorias: interna e externa. Mas para uma comunicação corporativa ser efetiva é preciso que ela esteja presente em todos os aspectos do seu negócio.
Mesmo que sua organização não priorize esse tipo de comunicação, toda empresa está constantemente enviando mensagens sobre si mesma internamente e externamente. A comunicação corporativa é um jeito de formalizar e criar estratégias sobre a comunicação.
Por que ela é importante?
A maioria das pessoas concordam sobre a importância da comunicação corporativa: 99% dos executivos de c-suite disseram que a comunicação interna é importante, de acordo com Hanover Communications and Censuswide (2018). Mas por que é tão importante?
Organizações se comunicam o tempo todo. Elas compartilham sua missão de negócios, falam de seus valores e fazem isso, implicitamente ou explicitamente, em diferentes formatos - reportagens anuais, nos comunicados, nas apresentações, em conferências externas e webinars.
Esses tipos de comunicação corporativa podem afetar diretamente elementos críticos como a reputação da sua marca. Portanto, se eles funcionarem bem é possível aumentar o reconhecimento e popularidade da marca, além de fidelizar o cliente. E se não funcionarem bem, você pode ter um problema.
Além disso, a comunicação corporativa é essencial em momentos de crises para proteger e divulgar sua marca.
Como melhorá-la?
Esses são os principais guias para uma boa comunicação corporativa:
- Manter a comunicação bidirecional aberta
- Tornar líderes visíveis e acessíveis
- Certificar-se de que todas as vozes de sua organização estão sendo ouvidas
- Estar aberto a mudar hierarquias
- Compartilhar informações rápidas e frequentes
- Encorajar diálogos abertos
- Liderar como exemplo
- Estar preparado para assumir riscos e errar
Você também pode:
1. Apresentar Diretrizes
Toda sua comunicação - tanto interna, quanto externa - precisa conter a cultura da empresa. Mas quando você contém múltiplos criadores de conteúdo no seu time, de locais e linguagens diferentes, isso pode se tornar um desafio. Apresentar diretrizes de comunicação é uma ótima prática, que realmente ajuda a marca.
2. Quebrar Silos Organizacionais
Silos organizacionais podem ser uma barreira de comunicação. Não é fácil compartilhar uma história se seus times estão separados. Entender sua estrutura organizacional e insistir numa colaboração regular de todos os times é vital - e é aqui que as plataformas e ferramentas certas são essenciais. Procure soluções que ajudem as pessoas a se comunicar abertamente com todos os times, de todos os departamentos, para que as equipes colaborem e se comuniquem em tempo real
Melhores Práticas para o uso de uma boa Comunicação Corporativa:
As melhores estratégias são:
- Estabelecer metas claras
- Identificar métricas para análises
- Usar resultados para melhorar
Para a eficiência máxima da sua comunicação corporativa, seus times de comunicação não podem estar distantes da liderança. É vital que haja constância na troca de mensagens entre o CEO, e as equipes de RH e RP, por exemplo. Também é crucial que você esteja pronto para receber todo tipo de mensagens dos colaboradores e de clientes.
Também é preciso realizar revisões regularmente. Uma auditoria com as rotinas de sua comunicação pode ajudar a descobrir qualquer incoerência e prevenir riscos futuros. Isso pode diminuir atritos no trabalho. Por último, ela pode te ajudar a identificar os melhores canais de comunicação para seus times e eliminar os que não estão sendo eficientes.
Uma boa comunicação corporativa impacta diretamente o engajamento de seus colaboradores e é essencial para ajudá-los a sentirem-se unidos - uns com os outros, com a cultura da empresa e com seu líder. Com um maior engajamento sua produtividade aumentará, garantido o engajamento e conexão dos colaboradores onde e como quer que trabalhem.
Se você quer melhorar a sua comunicação corporativa, a Alest quer te ajudar. A plataforma que nos ajuda a potencializá-la é o Workplace from Facebook! Com ele, a integração dos colaboradores se torna muito maior e mais clara.
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