Conheça a importância da Comunicação Interna nas organizações!





Sabemos que investir no relacionamento com os colaboradores é importante para que uma empresa ganhe visibilidade, confiança e a admiração. Porém, nada disso é possível de ser alcançado sem uma ótima comunicação interna. Mas para alcançar bons resultados, ela deve ser planejada e executada corretamente.

No artigo desta semana vamos te mostrar os benefícios da comunicação interna e como fazer isso de forma eficiente. Vem com a gente! 🥰


Com o passar do tempo percebemos a necessidade de aperfeiçoar ainda mais os canais de comunicação interna dentro de grande empresas. O grande problema é que, muitas vezes, as empresas se preocupam tanto em comunicar-se com seus consumidores que acabam esquecendo que os colaboradores também precisam obter acesso à informação, independentemente do cargo que ocupam.

Afinal de contas, é sempre melhor que todos os colaboradores da organização sejam orientados por meio de um canal oficial do que propagarem informações que não condizem com a verdade.
A estratégia de comunicação deve ser sempre bidirecional, isto significa estabelecer um diálogo constante entre colaboradores e superiores e não pensar que os primeiros são sujeitos simples que recebem ordens ou escutam informações. 

É necessária uma interação constante e colaborativa entre toda a empresa. O feedback e a avaliação conjunta das funções e dos indicadores de cumprimento entre todos os envolvidos joga um papel fundamental na satisfação e motivação de todos os times. Vamos te mostrar agora 5 dicas eficientes que podem melhorar ainda mais a comunicação interna da empresa.

1.  Alinhamento de discurso e de objetivos

Manter uma boa comunicação é essencial para que os colaboradores estejam alinhados aos posicionamentos da empresa. Ter pessoas que conhecem os valores pelos quais seu negócio preza e que estão cientes de todas as ações que ela toma diante do público externo, é importante para garantir que não haverá mal entendidos quanto a isso.

Mas entendemos que mais do que apenas alinhar pessoas ao discursos, uma boa comunicação interna vai garantir que seus colaboradores também estejam cientes dos objetivos da empresa em longo e curto prazo e fazer com que eles trabalhem em função deles, podendo ser cobrados por isso.

2.  Agilidade nos processos

Quando os colaboradores estão integrados com os procedimentos e com os outros departamentos da empresa, os processos se tornam eficientes. Isso também contribui para a tomada de decisões e na produtividade de todo o time.

3.  Engajamento dos funcionários

Um dos desafios da gestão de pessoas, e contar com uma boa comunicação interna. Ter uma boa comunicação permite que os funcionários entendam sua participação no negócio e faz com que eles se sintam mais valorizados, tornando-os defensores da sua empresa.

4.  Falar de igual para igual

Não deixe que as mensagens sejam marcadas por fatores como hierarquia ou diferenças de instrução, pois isso pode comprometer a efetividade da sua comunicação. Utilize sempre uma linguagem simples, que possa ser entendida por todos os colaboradores de forma rápida, sem necessidade de segundas explicações. 
Isso vai garantir mais dinamicidade à sua comunicação e evitar que os colaboradores cometam erros ou se atrasem nas tarefas por causa de mal entendidos e coisas mal explicadas.

5. Conheça seu receptor

Nenhuma pessoa é igual à outra, então você precisa entender cada uma delas para passar a mensagem. Cada ser humano é único e tem sua forma exclusiva de ser. Depois de entender o perfil do seu receptor, comece a aplicar o processo de comunicação. Atente-se! Essa comunicação deve ter como foco o perfil comportamental dos colaboradores e considere também o perfil do seu público alvo pois isso é essencial.


Com pequenas mudanças dentro da empresa é possível mudar o clima organizacional e, consequentemente, os resultados. Quanto mais um colaborador se sentir pertencente e acolhido pela empresa mais engajado ele ficará. Comece a investir em comunicação interna em sua empresa e tenha resultados cada vez mais positivos!

Entendeu tudo sobre comunicação interna e os benefícios que ela trás para uma empresa? Com pequenas mudanças e pequenos investimentos é possível melhorar muito a forma com que os colaboradores se relacionam com a empresa. E você já pensou em investir  em comunicação interna em sua empresa? 

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