4 Dicas de Comunicação Interna para o Segmento de Small Business!

Photograph of Men Having Conversation Seating on Chair


Pode parecer algo supérfluo investir na comunicação interna da empresa quando a mesma ainda é pequena ou nova. Mas, mesmo tendo um baixo número de colaboradores, falhas no fluxo de comunicação podem ocorrer, desencadeando conflitos que podem gerar prejuízos para o seu pequeno negócio.

No entanto, é possível prevenir que esses problemas ocorram de modo simples e prático, direcionando a sua organização para o sucesso!

Quer saber mais sobre como melhorar o fluxo de comunicação em empresas de pequeno porte? Nos acompanhe! 🧐😁


Para alcançar o sucesso, não depende da quantidade que tem, e sim do planejamento para conquistar!

Photo Of People Sitting Near Wooden Table


Antes de tudo, vamos entender como funciona a comunicação interna. A comunicação interna é a relação entre o colaborador e a empresa. Ela preza pela transparência e clareza, mostrando aquilo que a organização espera e aquilo que o colaborador precisa.

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Ter um bom atendimento ao cliente ou um bom marketing são, realmente, pilares importantes dentro de uma empresa. Mas um pilar indispensável é um time bem alinhado, com colaboradores engajados entendendo seu papel e a sua importância no ambiente organizacional.

Geralmente, donos de pequenos negócios não enxergam a comunicação interna como um investimento, e sim, um custo a mais.

Por terem um baixo número de colaboradores, acreditam que a comunicação interna é algo dispensável, sendo o seu foco no fluxo externo, tendo interesse apenas no que os seus clientes precisam.



“O maior problema com a comunicação é a ilusão de que ela já foi alcançada”
– George Bernard Shaw


Mas, algo que não percebem é o quanto um bom fluxo de comunicação interno pode otimizar processos e melhorar a na realização de demandas.

É comum ocorrer falhas na passagem de informações quando não se tem uma comunicação adequada. Isso pode trazer conflitos nos processos, resultando numa péssima entrega de serviço para o seu cliente.

Outro problema que pode ocorrer é a falta de reconhecimento dado ao colaborador, que se sente pouco motivado para cumprir suas metas. Além de não haver colaboradores engajados, há uma tendência de alta rotatividade no ambiente de trabalho, ocasionando perda de tempo e custos com a contratação e treinamento.

Para se ter um fluxo de comunicação interna eficiente é necessário entender o que o colaborador precisa e planejar ações a partir disso.

Pode ser algo trabalhoso, mas entenda que ter uma relação saudável a atenciosa com os seus colaboradores trará resultados tanto na produtividade quanto na lucratividade no seu negócio.

Quer saber como implementar um fluxo de comunicação assertivo dentro do seu ambiente corporativo? Confira 4 principais dicas de Comunicação Interna para pequenas empresas!


1. Endomarketing

O Endomarketing tem o papel do marketing interno.

O intuito dele é manter os colaboradores engajados, estimulando-os nas suas tarefas diárias dentro do ambiente de trabalho por meio de eventos internos, confraternizações, treinamentos e atividades dinâmicas.

Proporcionar esse tipo de ação para a sua empresa possibilita a interação entre colegas e outras equipes, criando um sentimento de pertencimento e harmonia na organização. 

Tirar os seus colaboradores dentro de uma rotina metódica melhora o clima organizacional, tornando o ambiente de trabalho mais dinâmico.

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Photo Of Woman Standing In Front Of People

Para implementar o Endomarketing na sua organização é preciso pesquisar e estudar os colaboradores que o compõem. Para entender e estar atento no que seus colaboradores precisam é necessário elaborar estratégias e ter um planejamento adequado para suprir as metas, pois além de conquistar o cliente externo, é preciso também conquistar o cliente interno.


2. Gerenciamento das Áreas

O gerenciamento das áreas tem como objetivo administrar os setores presentes em uma organização.

Os benefícios que a gestão de setores traz, ajuda não apenas em uma comunicação interna mais otimizada, como também auxilia na produtividade.

Uma boa gestão pede um bom planejamento. Ao entender o que seus colaboradores precisam, você consegue compreender suas dificuldades e como ajudar eles da melhor maneira possível.

Ter esse contato com os colegas de trabalho, ajudando no crescimento de todos para um bem maior, possibilita que processos sejam otimizados e a produtividade tome conta das equipes.



Photo Of People Sitting Near Wooden Table


3. Feedbacks

Para ter um bom relacionamento com os seus colaboradores é preciso entender como o mesmo anda seguindo nos seus afazeres diários dentro da corporação.

Os Feedbacks possibilitam não somente um auxílio nos momentos de dificuldade do colaborador, mostrando maneiras de melhorar na realização de atividades, mas também traz a oportunidade de reconhecer colaboradores que realizam suas tarefas com efetividade necessária.

Encontrar colaboradores com grande potencial pode parecer fácil para um negócio pequeno, mas algumas vezes isso pode passar despercebido. A falta de reconhecimento pode levar a desmotivação do colaborador e até mesmo sua saída da empresa.



Photo Of Person Pointing On Laptop


4. Ferramenta de Comunicação

A última dica - mas não a menos importante - é a utilização de uma determinada ferramenta para um fluxo de comunicação assertivo.

Escolher uma ferramenta para a comunicação pode tornar o tempo das etapas de processos mais rápidos, como validações, compartilhamento de informações e  passagem de documentos.

Atualmente, as empresas de grande sucesso optam por utilizar ferramentas de comunicação para dar atenção devida para os seus colaboradores e uma boa conectividade entre colegas e times.

Para uma empresa do segmento Small Business, o investimento em uma plataforma de colaboração para uma comunicação mais ágil pode não evidenciar uma relevância significativa aos resultados nos negócios.

Photo Of People Near Wooden Table


Com o Workplace from Facebook, é possível conversar com colaboradores e Times por meio de chats pessoais ou em grupo, centralizando informações e documento importantes.

As ferramentas do Workplace proporcionam uma comunicação sem fronteiras, conectando todos onde estiverem com conceito mobile first.

A Alest tem orgulho de ser parceira certificada do Workplace. Somos especialistas em Transformação Digital, e estamos disponíveis para estudar seu caso e ajudar com a elaboração do melhor planejamento estratégico para alcançar os resultado esperados.



Nós estamos empenhados em ajudar a desenvolver um ambiente corporativo melhor para você junto ao Workplace.

Saiba mais sobre e inove a comunicação da sua empresa!

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