Durante o dia a dia, os diretores de um negócio podem não ficar a par de tudo o que acontece. Muitas vezes, os colaboradores são os representantes da organização, sendo responsáveis por determinadas áreas.
Dessa forma, podemos refletir sobre a seguinte questão: como o seu colaborador está sendo tratado? A visão que o colaborador possui da empresa pode influenciar a maneira como ele trabalha e, consequentemente, a relação com os clientes.
Por isso, é fundamental que as lideranças tenham uma comunicação eficiente com os subordinados, pois isso reflete em diversos processos que impactam diretamente a rotina de trabalho.
Visando este cenário, abordaremos sobre as estratégias de Endomarketing com o Workplace from Facebook, e como isso pode melhorar o relacionamento com os colabores e clientes da sua empresa.
Dessa forma, podemos refletir sobre a seguinte questão: como o seu colaborador está sendo tratado? A visão que o colaborador possui da empresa pode influenciar a maneira como ele trabalha e, consequentemente, a relação com os clientes.
Por isso, é fundamental que as lideranças tenham uma comunicação eficiente com os subordinados, pois isso reflete em diversos processos que impactam diretamente a rotina de trabalho.
Visando este cenário, abordaremos sobre as estratégias de Endomarketing com o Workplace from Facebook, e como isso pode melhorar o relacionamento com os colabores e clientes da sua empresa.
O seu cliente interno precisa ser conquistado
Uma estratégia de marketing bem estruturado, que cativa os clientes externos, é um fator importante que deve ser considerado. Contudo, os colaboradores, ou seja, os clientes internos da organização, também precisam ser igualmente reconhecidos e valorizados.
“Cuide de seus funcionários do jeito que gostaria que eles tratassem seus clientes.”
Stephen Covey
É importante entender que os primeiros dias de um novo colaborador já influenciam na construção de opinião sobre a organização. Uma pesquisa feita pela Society for Human Resource Management aponta que, cerca de 90% dos funcionários decidem se querem, realmente, ficar dentro da empresa dentro dos 6 primeiros meses.
Por esta razão, o Endomarketing tem sido muito utilizado nos últimos anos, com o objetivo de promover um bom relacionamento entre os colaboradores e a empresa.
Colaboradores desmotivados: alta rotatividade de pessoal
Colaboradores insatisfeitos ou desmotivados aumentam o índice de rotatividade de pessoal De acordo com um estudo feito pela IMPACT, organização de Inbound Marketing, 51% dos colaboradores estão considerando um novo emprego.Por esta razão, o Endomarketing tem sido muito utilizado nos últimos anos, com o objetivo de promover um bom relacionamento entre os colaboradores e a empresa.
O que é Endomarketing, afinal?
O Endomarketing, por sua vez, é o marketing interno, que busca o engajamento dos colaboradores, mantendo-os motivados para realizar as suas tarefas, além de mantê-los integrados com a cultura da empresa.
Os benefícios do Endomarketing auxiliam tanto no crescimento profissional dos seus colaboradores quanto no sucesso da organização, por valorizar a comunicação interna e o reconhecer os colaboradores.
Os benefícios do Endomarketing auxiliam tanto no crescimento profissional dos seus colaboradores quanto no sucesso da organização, por valorizar a comunicação interna e o reconhecer os colaboradores.
Como fazer estratégias de Endomarketing com o Workplace
Para que você entenda melhor como implementar o marketing interno na sua organização, nós listamos cinco estratégias de endomarketing que você pode colocar em prática com o Workplace from Facebook.1. Transparência e inclusão
Dentro do ambiente corporativo, a transparência e a inclusão são valores que devem ser considerados em todos os setores e relacionamentos.Uma comunicação clara possibilita que os colaboradores entendam seu papel na empresa e as expectativas relacionadas ao a trabalho.
Por meio dos grupos e chats disponíveis no Workplace from Facebook, os colaboradores podem ter contato com todos os membros da sua equipe, incluindo os próprios gestores. Além de trazer mais clareza para o colaborador, isso também proporciona o sentimento de pertencimento.
A pessoa se sente incluída e acolhida pela sua equipe, estimulando-a a ser proativa e a ajudar a organização.Acreditamos que transformar o diálogo entre as pessoas é o primeiro passo para esta mudança.
2. Reconhecimento e voz
Segundo um estudo feito em Porto Alegre e São Paulo pelo International Stress Management Association, 89% de funcionários afirmam que sofrem com estresse por falta de reconhecimento no trabalho.Entendemos que colaborador precisa saber que o seu trabalho tem a devida importância e que a empresa valoriza os seus esforços, suas ideias e sugestões. Com o auxílio do Workplace, isso se torna mais fácil.
Os gestores podem visualizar, por meio de posts e interações nos grupos, subordinados que se esforçam e tenham potencial. Ainda, podem ajudar aqueles que apresentam dificuldades em alguma tarefa.
Além de reconhecer o desempenho dos colaboradores, a organização possibilita, por meio do Workplace, que todos tenham uma voz ativa para dar opiniões ou feedbacks. Isso melhora o ambiente de trabalho e os processos se tornam mais satisfatórios.
3. Integração de novos colaboradores
Como abordamos anteriormente, os primeiro dias de um novo colaborador influenciam na sua visão sobre a empresa. Por isso, é preciso medir a satisfação do seu cliente interno desde a integração. Esse momento, portanto, é uma ótima oportunidade para começar um bom relacionamento.O Workplace pode ser um grande complemento nesta situação, através do processo Onboarding, que visa direcionar e supervisionar os novos funcionários, para que os mesmos se sintam integrados no ambiente de trabalho.
4. Capacitação e treinamentos
Estimular o progresso do colaborador deve ser algo recorrente dentro da organização, que deve disponibilizar treinamentos, workshops e palestras importantes para o desenvolvimento das equipes.O Workplace pode facilitar o acesso aos treinamentos da empresa. Com a plataforma, é possível centralizar todos os conteúdos disponíveis para os colaboradores de um determinado grupo, possibilitando, ainda, sanar as possíveis dúvidas de modo simples e fácil.
5. Eventos
Uma forma de unir equipes de diferentes áreas é por meio de eventos, como palestras, workshops e confraternizações em geral. Além de trazer harmonia para o ambiente de trabalho, os eventos melhoram o clima organizacional.Mas, e quando um colaborador não puder participar? Como incluí-lo nos eventos?
Com o Workplace from Facebook, é possível utilizar as transmissões ao vivo para para gravar os eventos, sejam eles internos ou externos.
Nós podemos te ajudar!
A Alest Consultoria tem orgulho de ser uma parceira oficial do Workplace from Facebook. Nós ajudamos organizações a atingirem seus objetivos por meio da transformação digital.
Se você quer saber mais, nossos especialistas estão aguardando o seu contato para elaborar as melhores estratégias e um direcionamento eficiente para a sua organização. Vamos juntos?
Saiba mais sobre e inove a comunicação da sua empresa!
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