Colaboração Multidisciplinar: 5 Dicas rumo a Eficiência!


Tanto em grandes equipes de empresas multinacionais quanto em pequenas equipes em startups, colaboradores de diferentes áreas precisam contribuir para atingir um único e maior objetivo.

Boas equipes são aquelas em que há uma diversidade de pessoas, de atitudes e habilidades. Dessa forma, não há surpresa em saber que nem tudo está sempre em grande harmonia. Contudo, a importância do trabalho em equipe e da colaboração não deve ser subestimada, pois, elas são essenciais para o sucesso das organizações. 

Confira no nosso post de hoje 5 dicas de como construir essa colaboração multidisciplinar de forma efetiva! 🏃


1. Entender quem faz o que e por quê 

Em um equipe multidisciplinar, as pessoas possuem diferentes qualificações, treinamentos e métodos de trabalho, o que é algo positivo.

Contudo, em certas situações, pode ser criada uma cultura de “nós” e “eles”, o que não é bom para o espírito de equipe. O bom entendimento da sua própria função é tão vital quanto o comportamento de apreciar o que os outros fazem. Uma comunicação mais efetiva é a chave para aliviar quaisquer tensões que podem ter surgido no ambiente de trabalho. 


2. Aprender uns com os outros 

Participar de uma equipe formada por pessoas com diferentes habilidades e ideias é uma grande oportunidade para os colaboradores ampliarem ainda mais seus conhecimentos e perspectivas.

Quando as equipes colaboram, elas, consequentemente, aprendem coisas novas umas com as outras. Usar ferramentas como o Workplace ajuda equipes a trocar ideias por meio de sessões de brainstorming em grupos de projetos.

Ou ainda, permite que eles forneçam feedback instantâneo (por meio das reações, por exemplo) a sugestões que podem ajudar a estimular a criatividade e o crescimento pessoal. 


3. Evitar lutas de poder

Saber quem tem mais autoridade em uma equipe multidisciplinar pode ser algo complicado.

Certos membros da equipe podem ter mais status do que outros. Pode haver competição pelo controle e egos podem atrapalhar nas reuniões de equipe. Outros podem se sentir marginalizados se não constatarem que a equipe mantém a sua disciplina em pé de igualdade.

Em um ambiente de equipe, nenhum indivíduo é sempre o chefe. Líderes também devem aprender a seguir. 


4. Respeitar os outros pontos de vista 

Reunir pessoas com experiências e aptidões diferentes pode causar conflitos e alguns choques de personalidade. Também, pode haver uma tendência de menosprezar certos papéis dentro do time.

As equipes devem reconhecer que um objetivo da colaboração da equipe é permitir que cada membro traga diferentes pontos de vista e habilidades para ajudar a atingir objetivos em comum.

Incentive a sua equipe a celebrar as diferenças e não a dispensá-las.


5. Construir uma comunidade dentro do Workplace

Construir bons relacionamentos pode ajudar significativamente a colaboração. Crie oportunidades para que suas equipes se unam. Isso pode envolver qualquer coisa, desde exercícios de formação de equipes online, a brincadeiras e reuniões de lazer na plataforma. 

Aqui na Alest a colaboração multidisciplinar é um dos nossos pontos fortes. Através do Workplace, nós temos uma integração de todas as áreas trabalhando juntas que se apoiam para o nosso maior objetivo: Resolver os seus problemas com as nossas soluções inteligentes.

Equipes mais engajadas atingem mais objetivos.


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